Um estudo feito na Inglaterra com fumantes que estavam tentando largar o vício revelou que os que conseguiram deixar o tabagismo tiveram uma diminuição 'significativa' de seus níveis de ansiedade.
A pesquisa acompanhou quase 500 fumantes que frequentam clínicas do sistema público de saúde britânico para parar de fumar. Desse número, 68 dos que tiveram sucesso em largar o vício relataram após seis meses terem sentido uma redução nos níveis de ansiedade. A diminuição foi mais intensa entre aqueles que fumavam por transtornos de humor e ansiedade do que entre os que fumavam por prazer.
Temor infundado
Os pesquisadores – vindos de várias universidades, incluindo Cambridge, Oxford e Kings College de Londres – afirmam que os resultados devem ser usados para tranquilizar os fumantes que tentam parar, já que mostram que as preocupações com o aumento dos níveis de ansiedade são infundadas.
Porém, o estudo sugere que uma tentativa frustrada de largar o vício pode aumentar levemente os níveis de ansiedade entre aqueles que fumam devido a transtornos de humor.
Para aqueles que fumaram por prazer, uma recaída não alterou os níveis de ansiedade.
Fonte: BBC