O verão chegou e muitas pessoas aproveitam esse período para tirar férias. Para você que está pensando em curtir os seus dias de folga no exterior, saiba que algumas precauções são necessárias para evitar transtornos na viagem.
A primeira delas é ter em mãos o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) atualizado, para aqueles que irão visitar países que exigem o documento. Ele é emitido de forma gratuita nos Centros de Orientação de Viajantes e em postos públicos e privados credenciados pela Anvisa e espalhados por todo o país, como postos de saúde e hospitais. Em países onde o risco de contaminação por febre amarela é eminente, ele pode ser obrigatório. Sua exigência é prevista no Regulamento Sanitário Internacional, sendo uma decisão de cada país a cobrança do documento.
Para ter acesso ao certificado, os viajantes devem se deslocar a um Centro de Orientação ao Viajante com o comprovante de vacinação contra febre amarela e um documento oficial de identificação com foto. No caso dos menores de idade, o documento necessário é a certidão de nascimento.
Vale lembrar que o cidadão deve ser vacinado contra febre amarela com, no mínimo, dez dias de antecedência da data de partida para a viagem, pois esse é o tempo que a vacina leva para atuar no organismo. A vacina tem validade de dez anos e deve ser renovada depois desse período.
Acesse o site http://www.anvisa.gov.br/viajante/ e saiba mais sobre os países que exigem o certificado internacional de vacinação e onde retirar o documento.
Fonte: Anvisa