O período das festas e das férias está chegando e o Ministério da Saúde reforça a importância de ampliar no número de doações de sangue nessa época, justamente quando é registrado uma baixa no número de pessoas que doam sangue, mas, em contrapartida, há um aumento no consumo de bebidas alcoólicas e consequentemente de acidentes, o que aumenta a demanda por sangue."É importante para que as pessoas sejam doadoras também durante o período das férias. Precisamos manter o estoque dos bancos de sangue nos hemocentros", destaca o coordenador-geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez.
Atualmente, o Brasil está colhendo três milhões e seiscentas mil bolsas de sangue. Dessas, cerca de 70% são colhidos nos hemocentros públicos. A outra parte é colhida pelos bancos de sangue dos hemocentros privados.
Banco virtual de doadores - O Ministério da Saúde lançou, em novembro de 2011, a ferramenta Banco Virtual de Doadores de Sangue com a missão de agregar e cadastrar doadores de sangue em todo o Brasil. Ele está disponível na Fan Page "Doe Sangue" do Facebook para mobilizar e engajar as pessoas que apoiam a causa.
Para realizar o cadastro, o usuário deve informar o tipo sanguíneo, nome, e-mail e cidade. Um dos objetivos é fazer com que o doador virtual convide o maior número de pessoas, residentes na mesma cidade, para fazer parte do Banco de Doadores, pois, quando alguém ou o hemocentro da sua região precisar de doação, o banco servirá para acionar possíveis doadores. O endereço para acessar o aplicativo é http://www.facebook.com/DoeSangueMS
Tipos sanguíneos - O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo os mais importantes o ABO (A, B, AB e O) e o Rh (positivo e negativo).
As pessoas do grupo AB são chamadas de receptores universais, isto é, poderão receber sangue de todos os grupos. Se você é do grupo A, não pode receber sangue do grupo B ou AB. Pode dos grupos A e O. Se você é do grupo O e tem o tipo O negativo, pode doar sangue para todos os grupos (doador universal). "Pedimos para as pessoas que têm sangue O positivo, O negativo, A positivo e A negativo, que são os mais utilizados, que doem mais vezes. Queremos reforçar também que as pessoas com o tipo sanguíneo O negativo façam a doação e ajudem todos os outros", lembra o coordenador Genovez.
Quem pode doar sangue - Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos. Jovens entre 16 e 17 anos que queiram doar precisam do consentimento formal do responsável legal.
Quem não pode doar - Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
Recomendações:
- Nunca vá doar sangue em jejum;
- Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
- Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
- Evite fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação;
- Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação;
- Pessoas que exercem profissões como piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte e trabalhadores que sobem em andaimes devem interromper as atividades por 12 horas após a doação. A mesma recomendação é válida para quem pratica paraquedismo ou mergulho.
Fonte: Blog da Saúde – Ministério da Saúde