A organização Consenso e Ação sobre o Sal e a Saúde (Cash, na sigla em inglês) alertou a população mundial para as excessivas quantidades de sal utilizadas na produção de diferentes tipos de queijo, o que pode ser prejudicial a quem sofre de pressão alta.

O grupo analisou 772 queijos disponíveis em supermercados do Reino Unido e descobriu que alguns deles continham mais sal que um pacote de salgadinhos. Os tipos mais salgado foi o roquefort, com 1,06g de sal a cada 30g. Os dois próximos da lista são o feta e o halloumi.

De acordo com o estudo, o cheddar é o mais popular, mas uma porção apresenta mais sal do que um pacote de batata fritas, com 0m52 gramas de sal por porção de 30 gramas.

Durante a pesquisa, que demorou quatro meses, o instituto britânico descobriu que os tipos com menos sal são a muçarela, o emmental e o wensleydale, porém foram encontradas grandes variações entre marcas diferentes, mas da mesma variedade, como ocorreu com o gorgonzola e o cheddar.

Katharine Jenner, diretor da campanha diz "Nós já sabemos que o queijo é rico em gordura, no entanto, muitas vezes, o adicionamos nas refeições, sem pensar na quantidade de sal que contém. Esta pesquisa mostra que apenas uma porção de queijo pode conter mais sal do que um pacote de batatas fritas, por isso vale a pena olhar para o rótulo e escolher uma versão com menos sal do seu queijo preferido", diz ela. De acordo com ela, o ideal é comer menos de 6 gramas de sal por dia, cerca de uma colher de chá, porém, o que se consome atualmente é cerca de 8,1 gramas.

O presidente do grupo e também professor de medicina cardiovascular do Institut Wolfson, Graham MacGregor, faz um alerta: "Para cada grama a menos que a população ingere, podemos evitar 12 mil ataques cardíacos, derrames e paradas cardíacas, metade dos quais seria fatal", disse ele, afirmando ainda que "a indústria do queijo precisa cooperar."

Confira dicas para fazer escolhas mais saudáveis:

• Compare os rótulos nutricionais e escolha o com menor teor de sal e de gordura saturada.

• Coma pequenas porções.

• Use-o menos vezes! O queijo deve ser consumido com moderação, como parte de uma dieta equilibrada.

 

 

Fonte: Consenso e Ação sobre o Sal e a Saúde (Cash, na sigla em inglês)

Publicidade