Foi inaugurada em São Paulo na semana passada a exposição Vias do Coração, uma mostra interativa na qual os presentes podem escutar as batidas de um coração em formato gigante e ainda saber o quanto ele pode bater quando você estiver comemorando o gol do seu time.
A exposição acontece na Estação Ciência, ao lado da Estação Lapa, e faz parte do Programa Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos, um museu de ciências itinerante. Ela foi criada em 2008 e desde então já foi visitada por mais de 45 mil pessoas.
A exposição, que já passou por outras cidades, começa no coração gigante, com cerca de 2,5 metros de altura. Ao lado há um painel que informa sobre a sua estrutura e o seu funcionamento e também botões que podem ser apertados pelos visitantes e que vão lhes mostrar quantas vezes o coração bate, por exemplo, quando se leva um susto ou quando se termina uma corrida da São Silvestre. "A exposição tem esse propósito de fazer uma troca com as pessoas, de fazer com que elas participem. O visitante informa-se e também aprende como deve agir para começar a tratar melhor seu coração", falou Cristina Moscardi, coordenadora executiva da mostra.
Depois de passar pelo coração, a exposição tem diversos outros espaços, onde o visitante poderá aprender sobre o funcionamento do sistema circulatório e conhecer os principais elementos constituintes do sangue. A prevenção de doenças cardiovasculares e a diabetes também são assuntos discutidos na mostra. Na Estação Diabetes, por exemplo, há um modelo interativo mostrando o impacto da doença no corpo humano e um prato gigante, criado pelo escultor Gil Verx, com o objetivo de orientar os visitantes a compor refeições saudáveis e equilibradas.
A exposição Vias do Coração é uma parceria entre o Museu da Vida, a Casa de Oswaldo Cruz, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e uma empresa do ramo farmacêutico. Para os interessados, ela vai até o dia 31 de março do ano que vem. Mais informações podem ser encontradas em http://www.eciencia.usp.br/.
Fonte: Agência Brasil