Um estudo desenvolvido na Universidade Purdue, nos Estados Unidos, e divulgado no Journal of Nutritional Biochemistry revelou que a inclusão do suco de melancia na alimentação diária pode ajudar a reduzir o peso e os níveis de colesterol, assim como a placa arterial.

Segundo a pesquisa, a melancia contribui com a saúde do coração e auxilia no controle do ganho de peso devido à presença de um composto denominado citrulina, responsável por desempenhar um papel ativo na saúde cardiovascular.

"Nós estávamos interessados na citrulina porque estudos anteriores mostraram que ela pode reduzir a pressão arterial. Nós não constatamos redução da pressão arterial, mas as outras mudanças são promissoras", analisou Shubin Saha, pesquisador da universidade.

Para desenvolver o estudo, os pesquisadores utilizaram dois grupos de camundongos, que foram alimentados com dietas ricas em colesterol e gordura saturada. Enquanto um dos grupos recebeu água contendo 2% de suco de melancia, o outro recebeu a mesma quantidade de água, suplementada com solução equivalente ao conteúdo de hidratos de carbono do suco de melancia.

De acordo com os resultados, em relação ao grupo de controle, os camundongos que consumiram o suco da melancia ganharam 30% menos peso e apresentaram 50% menos colesterol LDL, também chamado de "mau colesterol". Além disso, o grupo que consumiu a melancia obteve níveis elevados de citrulina e redução de 50% nas placas arteriais.

A partir dos resultados promissores do estudo, os cientistas agora pretendem encontrar um mercado secundário para a melancia dentro dos nutracêuticos, que são os alimentos que apresentam benefícios para a saúde que vão além dos seus valores nutricionais.

 

Fonte: Purdue University

Publicidade