A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União, quatro resoluções que definem a apreensão, inutilização e proibição da divulgação de cinco produtos naturais voltados para o emagrecimento, fabricados por três diferentes empresas do país. A medida é válida em todo o Brasil.
De acordo com a Anvisa, estão proibidos de ser comercializados os seguintes produtos: "Emagrecedor Sem Dieta Dulopes", do fabricante Dulopes Comércio de Produtos Naturais; "30 Ervas Emagrecedor", "Engordar" e "Uxi amarelo e Unha de gato", da empresa Flora Brasil Produtos Naturais; além do "Chá misto 37 ervas", da Farmacopeia Brasileira.
A agência ressalta ainda, por meio de nota, a necessidade de tomar tal medida para garantir a saúde dos consumidores, já que os produtos referidos eram clandestinos, tinham origem desconhecida e não possuíam registro na Anvisa. "Isso significa que os produtos não possuem nenhuma comprovação de eficácia e segurança", alertou.
Para conferir a lista completa, com outros 14 produtos sem registro que foram suspensos e apreendidos, confira a tabela divulgada pela Anvisa:
Fonte: Anvisa