Um estudo desenvolvido no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP revelou que os raios ultravioleta A (UVA) podem produzir lesões em moléculas de DNA, danificando o material genético de células cutâneas. Segundo a pesquisa, as lesões podem ocorrer tanto por ação direta como por ação indireta, por intermédio de outras substâncias originadas a partir da exposição a esse tipo de radiação.

"A UVA, embora seja a radiação que chega em maior abundância à superfície terrestre, é a menos compreendida e a mais polêmica dentre as UVs", comenta o autor da pesquisa, Teiti Yagura, que contou com a orientação do professor Carlos Frederico Martins Menck.

Nas lesões diretas, ocasionadas pela absorção imediata dos raios UVA, ocorre a formação de substâncias denominadas dímeros de pirimidina ciclobutano (CPD), que são compostos orgânicos capazes de causar alterações genéticas no DNA.

"Os CPDs são os maiores responsáveis por bloquear a transcrição celular [processo essencial à expressão gênica das células, ligado à síntese de novas moléculas de DNA]", explica o pesquisador, que ainda relata a existência de estudos que relacionem essas lesões a mutações, associadas ao desenvolvimento do câncer de pele.

Com relação às lesões indiretas, elas dependem da produção de espécies reativas de oxigênio, chamadas de radicais livres, que agem sobre o DNA e causam a sua degradação. Em contato com componentes celulares chamados de cromóforos, o oxigênio presente na pele suga para si parte da energia dos raios UVA, transformando-se numa molécula altamente reativa e nociva ao material genético.

Apesar de estar relacionado à exposição indireta à radiação UVA, o estudo desenvolvido por Yagura aponta ainda para a possibilidade de outra forma de produção desse tipo danoso de oxigênio, na qual a própria estrutura do DNA poderia estar diretamente envolvida. "Isso acarreta a possibilidade de que um mecanismo intrínseco à molécula de DNA possa levar à sua auto-oxidação, sem a necessidade de outros cromóforos", explica o pesquisador.

 

Fonte: Agência USP 

Publicidade