Começou nesta quinta-feira (27) uma audiência pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que irá debater restrições à compra de medicamentos de tarja vermelha. A proposta do órgão é criar meios de fiscalização e educação que alertem sobre os riscos da automedicação, estimulando o consumo racional de medicamentos.
Atualmente, os remédios de tarja vermelha correspondem a aproximadamente 65% do mercado de medicamentos. Para adquiri-los, segundo a legislação sanitária vigente, o consumidor precisa apresentar a receita apenas no ato da compra, sendo que as farmácias não são obrigadas a reter as receitas.
Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, a falta de controle na veda desse tipo de medicação representa uma falha no sistema, considerada danosa ao consumidor. "A regularização tem sido muito eficiente na produção, distribuição e pesquisa na área de medicamentos. Tudo isso tem regras rigorosíssimas, mas quando chega na etapa de fechamento, quando o medicamento vai para o paciente, o sistema foge de todos os padrões. O mesmo cuidado tomado na produção tem que ser tomado na chegada do medicamento ao paciente", ressaltou.
Chefe do Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária, Maria Eugênia Cury afirma que existem estudos indicando que 44% dos remédios adquiridos para automedicação são de tarja vermelha. No entanto, para Barbano, a retenção da receita não é o melhor caminho para o controle. "Seria necessário criar um prédio ao lado das farmácias para guardar as receitas retidas", afirmou em tom de brincadeira.
Entre as sugestões apresentadas pelos representantes da indústria farmacêutica, a que mais ganhou força foi a formação de uma espécie de "grupo de trabalho", responsável por propor ideias que tragam avanço e que vão além de mostrar ou não a receita, como a criação de um sistema eletrônico de controle. Representantes sugeriram ainda a criação de uma nova classificação que inclua medicamentos indicados por profissionais da área.
Fonte: Agência Brasil