O cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, lançou na última segunda-feira (17) o primeiro gibi com personagens soropositivos, Igor e Vitória. Por meio deles, Maurício pretende abordar questões que envolvem o impacto social da síndrome, como o convívio com crianças portadoras do vírus, além de discutir conceitos sobre o que é a doença e como é a sua forma de contágio.

Segundo Christiano Ramos, presidente da ONG Amigos da Vida, que propôs a ideia dos personagens, a criação dos personagens poderá resolver um problema existente detectado nas mídias para crianças. "O Maurício tem uma linguagem bem acessível, bem leve. Ele vem fazer um papel inédito, que é trabalhar a AIDS com muita leveza, tranquilidade e naturalidade para as crianças", afirmou.

Esta não é a primeira vez que Maurício de Sousa investe na criação de personagens com a intenção de informar e conscientizar leitores. Anteriormente, o cartunista já havia criado personagens como Dorinha (deficiente visual), Humberto (mudo) e Luca (deficiente físico), mostrando que crianças com limitações físicas são normais e devem ser tratadas como tal.

Para o cartunista, existe a chance de que Igor e Vitória sejam incluídos no elenco permanente de Turma da Mônica. "Vamos usar a credibilidade da Turma da Mônica e nossa técnica de comunicação para espantar esse preconceito, principalmente do adulto, que muitas vezes sugere medo à criançada. Vamos mostrar que a criança pode ter uma vida normal", ressaltou Maurício.

A princípio, serão distribuídos gratuitamente cerca de 30 mil exemplares do gibi em brinquedotecas do Distrito Federal, na pediatria dos hospitais de uma das redes patrocinadoras da iniciativa e em hospitais públicos do governo do Distrito Federal.

Segundo a ONG, a expectativa é que as histórias de Igor e Vitória cheguem ainda neste ano a outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife.

 

Fonte: Agência Brasil

Publicidade