A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (17) a apreensão e inutilização do lote 3115 do produto Butazona, na apresentação 100 comprimidos e na apresentação 10 comprimidos, sem lote declarado, ambos com fabricação de fevereiro de 2012 e validade até junho de 2014. A medida é válida em todo o país.
Segundo resolução publicada ontem no Diário Oficial da União, a empresa fabricante e detentora do registro do remédio em território nacional revelou que amostras do lote em questão foram submetidas a análises laboratoriais e análises comparativas visuais, que verificaram que o produto não foi fabricado pelo laboratório.
Ainda de acordo com o texto, o medicamento Butazona estaria sendo vendido de forma clandestina no país. Para a Anvisa, a medida tem como objetivo o interesse sanitário e entra em vigor a partir da data da sua publicação.
A Butazona é um medicamento frequentemente indicado contra doenças reumáticas como a gota, uma inflamação provocada pelo excesso de ácido úrico no corpo, além de artrite e artrose, que atingem as articulações e comprometem a função das mãos e de outros membros.
Fonte: Anvisa