Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Bioquímica, Ciência da Alimentação e Nutrição da Universidade Hebraica de Jerusalém diz que consumir gordura em horários controlados pode emagrecer. A prática faz com que o metabolismo não acumule a gordura ingerida, e sim a utilize para produzir energia.
Até agora a informação que se tinha, com base em outras pesquisas, era que alimentar mamíferos com uma dieta rica em gordura prejudicava o metabolismo e levava à obesidade.
A pesquisa israelense, que foi divulgada na publicação científica da Federação de Sociedades Americanas de Biologia, queria estudar a hipótese de que ingerir gorduras sempre na mesma hora regularia o relógio biológico e reduziria os efeitos da gordura.
O estudo foi feito com quatro grupos de ratos, que foram alimentados com dietas muito ou pouco gordurosas durante 18 semanas. Um grupo recebia alimentos ricos em gorduras na mesma hora e durante o mesmo período de tempo todos os dias. Outro grupo recebia pouca gordura em alimentos fixos, outro recebia pouca gordura sem horário fixo e o último se alimentava com muita gordura sem horário fixo.
No final da experiência, os quatro grupos engordaram, no entanto, os ratos que comiam gordura em horários controlados ganharam menos peso do que os que tinham ingerido pouca gordura, apesar de ambos terem consumido a mesma quantidade de calorias totais. Outra constatação foi a de que nos ratos controlados a gordura ingerida não foi acumulada, mas sim utilizada pelo organismo para produzir energia nos períodos entre as refeições.
Fonte: BBC