Você já ouviu falar em "efeito placebo"? A famosa sensação de cura que é notada após a ingestão de falsos medicamentos administrados como se fossem verdadeiros tem sido estudada por uma pesquisa da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha.
De acordo com o estudo, desenvolvido pelo biólogo Peter Trimmer, existem evidências que mostram que o "efeito placebo" acontece devido a uma espécie de "interruptor", fruto da evolução e presente no sistema imunológico dos seres humanos.
Para verificar tal processo, o trabalho britânico levou em consideração um experimento com um hamster siberiano, animal conhecido por apresentar respostas imunológicas a infecções maiores durante o verão e menores no inverno. Porém, as observações começaram apenas após Trimmer e sua equipe verificarem que outros animais também apresentavam resposta similar à do "efeito placebo".
Segundo o estudioso, o sistema imunológico exige muitas forças do nosso corpo para combater o que está de errado. Quando o esforço é grande, em casos de infecções letais, tanto animais como homens perdem boa parte de suas reservas, o que coloca em risco a vida deles. No entanto, quando a infecção não é letal, o melhor a se fazer é aguardar por um sinal de que não é necessário lutar contra a doença.
Trimmer completa que esse sinal pode ser um placebo – uma iluminação artificial, no caso dos hamsters, ou um medicamento falso, no caso dos seres humanos. De acordo com ele, o trabalho revelou que, em ambientes desfavoráveis, os animais viviam mais e se reproduziam melhor quando suportavam as infecções sem induções imunológicas. Por outro lado, em ambientes menos hostis, ficou mais fácil estimular as respostas imunológicas e a recuperação de um quadro estável.
No caso dos seres humanos, assim como em animais como os hamsters, o processo é semelhante. "Se a pessoa quebra o pé, normalmente coloca todo o esforço no sistema imunológico para se curar rapidamente. No entanto, se está sendo perseguida por um predador, é melhor não concentrar seus esforços na cura, e sim na fuga", ilustrou Trimmer.
Fonte: BBC Brasil