Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do óleo de coco para o emagrecimento. O que talvez você não saiba é que esse produto, rico em triglicerídeos de cadeia média (TCM), também pode ter um efeito benéfico no combate às cáries.

Uma pesquisa científica apresentada durante esta semana pelo Instituto Athlone de Tecnologia de Dublin, na Irlanda, verificou a ação do óleo de coco na evolução da bactéria Streptococcus, uma das principais responsáveis pelo surgimento das cáries.

Após o tratamento com enzimas, o produto impediu a evolução da bactéria, contribuindo para o combate deste problema que afeta atualmente de 60 a 90% das crianças de países industrializados.

Além de trazer benefícios no combate das cáries, verificou-se também a eficiência do óleo de coco no combate de outro problema bastante recorrente na saúde bucal: as aftas.

Em uma palestra na Conferência da Sociedade de Microbiologia, o produto foi comparado a outros óleos como o de oliva e o vegetal, mas somente ele conseguiu conter o avanço da bactéria que é encontrada na região bucal e responsável pela formação das aftas.

De acordo com o pesquisador do instituto irlandês, Damien Brady, o óleo de coco pode ser uma boa alternativa ao uso de aditivos químicos. "Com o aumento da resistência bacteriana, é importante que nós voltemos a nossa atenção para o combate a infecções de micro-organismos", analisou.

Após as descobertas, os pesquisadores do Instituto Athlone agora estudam formas de controlar a evolução da bactéria no intestino delgado. Assim, será possível saber se há também uma relação benéfica do produto com a saúde do sistema digestivo.

 

Fonte: BBC Brasil

Publicidade