Começou nesta semana a 9ª Semana do Peixe, campanha criada pelo Ministério da Saúde para incentivar a população brasileira a consumir peixe regularmente. O tema deste ano é "Pescado. Dá água na boca e faz bem para a saúde" e conta com a participação do medalhista olímpico Thiago Pereira. O evento é promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e segue até o dia 17 de setembro.

O recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, é consumir peixe pelo menos duas vezes por semana. Os benefícios são muitos: prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição do nível de colesterol e ansiedade e ativação da memória.

Uma pesquisa realizada em 2008-2009 mostrou que o consumo anual de peixe do brasileiro é de 9 quilos de pescado por habitante ao ano. Já a meta da campanha é aumentar esse número para 12 quilos, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outro dado levantado pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) é que o brasileiro não tem o costume de comer peixe em casa, sendo que o consumo médio domiciliar é de 4,03 quilos por pessoa ao ano. Porém, a pesquisa constatou uma diferença regional no consumo. Com exceção do Norte, que consome 17,54kg per capita ao ano, todas as outras regiões do país têm índices baixos. O Nordeste apresenta a taxa de 4,96kg; o Sudeste de 2,06kg; o Sul de 1,60kg e o Centro-Oeste, de 1,62kg.

Os peixes são boas fontes de aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do corpo.


Campanha: A campanha prevê a realização de eventos gastronômicos por todo o país, além da distribuição de cartazes e cartilhas informativas sobre como verificar a qualidade do peixe na hora da compra, como limpar o pescado, quais os benefícios do consumo de peixe, além de receitas saudáveis.

Durante a semana da campanha, a população também poderá enviar receitas pela internet.

Dicas - A campanha também irá auxiliar os consumidores sobre o que observar na hora da compra. Veja algumas dicas:

- O peixe fresco tem que estar com a pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas.

- Os olhos devem ser brilhantes e salientes.

- As escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele.

- As guelras devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade.

- O odor deve ser característico e não repugnante.

- Após o descongelamento, o pescado só poderá ser congelado novamente se cozido e preparado.

- Ao congelar em casa, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras.

- Frutos do mar como camarão e lagostas devem ser congelados sem a cabeça.

- Nunca congelar espécies diferentes num mesmo recipiente.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Publicidade