A partir de agora, o paciente que precisar de remédios da Farmácia Popular e tiver mais de 60 anos ou problemas de locomoção fica dispensado da presença física nas farmácias para a retirada do medicamento. Para isso, basta escolher um representante legal – parente ou amigo – para realizar a transação. É necessário apenas que ele apresente na farmácia a receita atualizada, documentos de identificação do paciente beneficiário e do próprio representante e uma procuração simples que autorize a retirada, com firma reconhecida. A procuração pode ser escrita de próprio punho (confira no final da matéria) e a única despesa para o beneficiário é o reconhecimento de firma em cartório.
Os medicamentos podem ser retirados em uma das 557 farmácias próprias, presentes em 441 municípios, ou nas cerca de 20 mil farmácias e drogarias credenciadas ao programa pelo Aqui Tem Farmácia Popular, que cobrem 3.359 municípios em todo o País.
FARMÁCIA POPULAR - O programa Farmácia Popular foi criado em 2004 para ampliar o acesso da população a medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos, com medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto.
São cerca de 810 medicamentos oferecidos gratuitamente nas mais de 38 mil unidades públicas de saúde em todo o País. Além disso, a Farmácia Popular disponibiliza, na rede própria, 113 itens. No Aqui Tem Farmácia Popular, são ofertados 25 itens. São medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, colesterol, glaucoma, rinite, osteoporose, doença de Parkinson, dislipidemia e anticoncepção.
Desde fevereiro de 2011 também são oferecidos à população 11 medicamentos para hipertensão e diabetes nas farmácias da rede e 14 da rede própria. A escolha dessas doenças foi justamente por serem as doenças crônicas que mais afetam a população.
Em junho deste ano, o governo federal também passou a distribuir medicamentos para asma.
Acesso - Para ter acesso aos medicamentos do programa Farmácia Popular, tanto na rede própria quanto nas farmácias privadas conveniadas ao programa, o cidadão precisa apenas apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade.
Fonte: Ministério da Saúde