Nunca é tarde para começar a praticar exercícios físicos. Pelo menos é o que aponta um estudo da University College London, em Londres, que constatou os benefícios da atividade física para o coração, mesmo que iniciada tardiamente, após os 40 ou 50 anos de idade.
Publicado na revista científica Circulation, o estudo britânico verificou que pessoas que se exercitavam pelas duas horas e meia de atividades recomendadas apresentavam menores índices de marcadores inflamatórios no sangue. Segundo os especialistas, esses marcadores inflamatórios, quando em grandes quantidades, estão associados ao aumento de risco de problemas cardiológicos.
Para se beneficiar com a proteção dos exercícios ao coração, não é necessário praticar atividades pesadas na academia. De acordo com a pesquisa, a jardinagem e algumas caminhadas vigorosas já são suficientes para preencher a demanda de duas horas e meia de exercícios semanais exigidos pelos especialistas.
Apesar de não se tratar de um estudo inédito, tendo em vista que outras pesquisas já comprovaram os benefícios dos exercícios físicos, desta vez foi possível verificar a redução de problemas cardíacos, mesmo para pessoas que iniciaram as atividades na faixa etária que compreende 40-50 anos.
Ainda que sejam necessários novos estudos para comprovar quais são os efeitos positivos em relação a doenças cardíacas específicas, já é possível afirmar que exercícios moderados ajudam a proteger o coração de quem está na meia-idade. "Por exemplo, andar em vez de pegar o ônibus. Você pode beneficiar sua saúde com atividades moderadas em qualquer momento da sua vida", orienta Mark Hamer, chefe do estudo.
Fonte: BBC