O Ministério da Saúde anunciou no último sábado (4) a inclusão da vacina contra a catapora no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A partir de 2013, ela será inserida na tríplice viral, que já é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1992.
Com a inclusão, a vacina passará a se chamar tetra viral e imunizará contra quatro doenças: a caxumba, a rubéola, o sarampo, já inseridas anteriormente, além da varicela, conhecida popularmente como catapora.
Para que a produção nacional da vacina fosse possível, o governo buscou uma parceria para a transferência de tecnologia entre o laboratório público Bio-Manguinhos, ligado à Fiocruz, e o laboratório privado britânico GlaxoSmithKline (GSK). Esta é a sétima parceria entre os laboratórios, que produzem em conjunto as vacinas contra poliomielite, tríplice viral, rotavírus, dengue e pneumocócica conjugada, além da Haemophilus influenzae tipo b (Hib).
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina estará disponível a partir de agosto de 2013 e será aplicada em duas doses: a primeira aos 12 meses de idade e a segunda aos quatro anos. "Com apenas uma picada o Brasil vai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase 11 mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 160 óbitos. Além disso, tem uma economia no trabalho dos profissionais de saúde, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação", afirmou o ministro Alexandre Padilha.
Vacina segura e eficaz
Atualmente fora do calendário básico de imunizações do SUS, a vacina contra a catapora se encontra disponível na rede pública apenas em períodos de surto da doença e em campanhas específicas. Agora, com o investimento de R$ 127,3 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses, o ministério estima que as internações tenham uma redução de até 80%.
Ainda de acordo como o ministério, a nova vacina tetra viral é segura e raramente causa reações alérgicas, com eficácia de 97% nas imunizações. Com a sua inclusão, ela passa a ser a 25ª oferecida pelo governo, sendo que 13 delas já estão disponibilizadas no calendário básico de imunizações.
Fonte: Ministério da Saúde