Você já se imaginou comendo insetos? Saiba que essa prática culinária, tradicional em alguns países do Oriente como China e Cingapura, também pode chegar ao Brasil nos próximos anos.
A ideia é bastante simples. Uma empresa brasileira, voltada para alimentação de peixes e aves a partir de insetos, agora tenta buscar uma autorização das autoridades sanitárias do país para desenvolver uma nova linha de produção, desta vez voltada para o consumo humano.
A autorização do governo, porém, não deve ser o único obstáculo encontrado pela empresa brasileira. Segundo o seu fundador, Luiz Otávio Pôssas, as barreiras culturais serão o grande desafio para o sucesso do seu projeto. "Quando eu era jovem, todos achavam um absurdo o hábito japonês de comer peixe cru. Esse preconceito não existe mais", afirmou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Para atrair a atenção das pessoas, recentemente foi criado um quiosque na cidade de Betim, Minas Gerais, onde foi feita a degustação de insetos misturados com chocolate, macarrão ou até mesmo preparados à milanesa.
Além de grilos, outros insetos farão parte da nova linha de produção serão baratas, formigas, moscas e escaravelhos, que também podem ser produzidos em forma de farinha a fim de "amenizar" a má impressão deixada pelos animais.
Fonte: EFE