Quando pensamos em métodos contraceptivos para homens, logo nos vêm à cabeça as camisinhas e a vasectomia, certo? Porém, em um futuro próximo, esse panorama deve mudar. Nos Estados Unidos, cientistas de um instituto de pesquisa obtiveram bons resultados nos testes de um novo gel anticoncepcional para homens, segundo um estudo apresentado em um congresso de endocrinologia realizado anualmente.

Para inibir a produção de espermatozoides, o produto apresentado pelos médicos do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles combina dois tipos de hormônios: a testosterona, hormônio masculino, e a "nestorone", uma variação sintética do hormônio feminino progesterona.

Atualmente, a vasectomia é um dos métodos contraceptivos disponíveis no mercado mais eficazes, mas que possui a desvantagem de ser irreversível na maioria dos casos. Desta forma, a busca por um novo contraceptivo masculino envolve grupos de pesquisa no mundo inteiro e começa a obter resultados com a descoberta do novo gel.

De acordo com os números obtidos na pesquisa, cerca de 89% dos homens que participaram dos testes apresentaram redução na contagem dos espermatozoides a níveis considerados baixos para o risco de fecundação do óvulo.

 

Técnica reversível

Diferentemente da vasectomia, que nem sempre é reversível, a aplicação do gel na pele tem efeito provisório, ou seja, a fertilidade masculina é restaurada assim que o produto deixa de ser utilizado. Além disso, outra vantagem da técnica é que ela não causa efeitos colaterais como alterações nos níveis de colesterol e acne.

Apesar dos resultados positivos, ainda não há previsão para que o produto seja lançado no mercado.

 

 

Fonte: G1

Publicidade