O número de mortes em decorrência da gripe suína continua crescendo no país em 2012. Na última quinta-feira (12), os governos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul confirmaram a ocorrência de mais 11 mortes, sendo cinco em SC e seis no RS.
Com a atualização dos dados, o número de óbitos na Região Sul em decorrência do vírus H1N1 agora chega a 95, levando em conta os três estados: Santa Catarina (52), Rio Grande do Sul (29) e Paraná (14). Porém, as estatísticas podem ficar ainda mais preocupantes, já que o último estado deve divulgar seus números apenas na próxima segunda-feira (16).
De acordo com dados apresentados pelo Ministério da Saúde, os números atuais ainda não representam uma pandemia, já que correspondem a apenas 5,3% do total de mortes notificadas em 2009, auge da gripe suína. No entanto, a fim de diminuir o avanço da doença, o ministério retirou o antiviral oseltamivir (Tamiflu) da lista de substâncias sujeitas a um controle especial com o objetivo de facilitar o acesso ao medicamento.
Para evitar a contaminação pelo vírus H1N1 no inverno, quando o clima frio facilita a transmissão, médicos de todo o país recomendam lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar aglomerações e ambientes fechados, proteger a tosse e o espirro com lenço descartável, evitar tocar a face com as mãos, entre outras medidas.
Se você apresentar quadro de febre, simultaneamente a uma tosse ou dor de garganta, somados a dor de cabeça, dor muscular ou nas articulações, procure um médico para que o diagnóstico correto seja feito. Vale ressaltar que o Tamiflu está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Agência Brasil