Você sabia que tomar café em excesso, assim como ingerir alimentos gordurosos, pode afetar as chances de ter sucesso em tratamentos de infertilidade? É o que sugerem dois novos estudos apresentados na última semana no 28º Encontro da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, realizado em Istambul, na Turquia.
Segundo o Dr. Ulrik Kesmodel, ginecologista e pesquisador da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, beber mais do que cinco xícaras de café por dia reduz as chances de engravidar durante um tratamento de fertilização in vitro em até 50%. Já em relação à ingestão de gorduras saturadas e poli-insaturadas, o mesmo tratamento também pode ter menores chances de sucesso de acordo com o Dr. Jorge Chavarro, pesquisador da Universidade de Harvard.
Para alcançar suas conclusões, o Dr. Kesmodel avaliou aproximadamente 4.000 ciclos em mulheres que estavam passando por tratamentos de infertilidade em uma clínica dinamarquesa. Porém, além da ingestão de café, foram analisados outros fatores que também poderiam influenciar na infertilidade, como tabagismo, alcoolismo, idade e peso.
Na pesquisa sobre as influências das gorduras, o Dr. Chavarro avaliou 147 mulheres que realizavam tratamentos de fertilidade in vitro, dividindo-as em categorias que variavam de acordo com três diferentes tipos de gordura que ingeriam e outros fatores como massa corporal, tabagismo e o diagnóstico de infertilidade.
Apesar dos resultados chamarem atenção, a comunidade científica ainda vê ambos os estudos com muita cautela. Para o professor de medicina reprodutiva e diretor do Programa de Fertilidade da Universidade Southern California de Los Angeles, Dr. Richard Paulson, ainda é cedo para recomendar drásticas mudanças na dieta com base nessas conclusões. "Em um pequeno estudo, todos os tipos de resultados falsos podem sair", alerta o médico.
Fonte: WebMD