Um levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo e divulgado nesta sexta-feira (6) revelou que, nos últimos seis meses, a gripe suína (gripe A) matou pelo menos 120 pessoas em todo o país. O número chega a ser quatro vezes maior do que o total de casos de morte pela doença em todo o ano de 2011.
Dentre todas as regiões brasileiras, a Região Sul é a que mais preocupa quanto ao crescimento do número de casos, com 74 no total. Em 2012, o registro de óbitos em decorrência do vírus H1N1 foi de 14 no Paraná, 15 no Rio Grande do Sul e 45 em Santa Catarina, um número que supera o dobro das ocorrências de 2010 e 2011 somadas.
Em todo o país, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o país registrou 790 casos da gripe suína e 85 mortes em decorrência dela até o último dia 28 de junho. Para o governo, a defasagem entre a quantidade de casos apresentados e o número de óbitos se deve a uma demora dos Estados em enviar os dados relativos à doença, que são atualizados semanalmente.
Apesar do crescimento das ocorrências no primeiro semestre, o ministério nega que o Brasil corra o risco de uma nova epidemia do H1N1 e assegura que a situação está dentro da normalidade. Porém, como medida para conter o avanço da doença para outras regiões, já foram enviados técnicos para a Região Sul e foi autorizado o envio de 51 mil caixas do medicamento de tratamento, o Tamiflu.
Para tirar suas dúvidas sobre a gripe A, suas formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção, veja algumas orientações do Dr. Paulo Roehe, doutor em virologia pela University of Surrey, Inglaterra.
Gripe Suína: perguntas e respostas
Fonte: Estadão