A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, ou paralisia infantil, termina nesta sexta-feira, dia 06 de julho. Todas as crianças menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar a vacina, mesmo que já tenham sido vacinadas.
Um balanço do Ministério da Saúde aponta que até a manhã de ontem cerca de 12,3 milhões de crianças já tinham sido vacinadas, o que representa 86,9% do total de crianças na faixa etária indicada. A meta é vacinar 95% das crianças nessa idade.
Este ano, a campanha, que tradicionalmente acontecia em duas fases (em junho e agosto), acontece em uma única etapa. Em agosto, será realizada uma campanha para atualização do esquema do calendário de vacinação das crianças. As crianças que estiverem iniciando o esquema vacinal, ou seja, que nunca foram imunizadas contra a doença, irão tomar a primeira dose ao dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina na forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), a dose de reforço (aos 15 meses) e as demais doses de campanha continuam sendo com a vacina oral.
A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa, que atinge principalmente as crianças até cinco anos. A contaminação acontece pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. A falta de higiene e de saneamento e também a concentração de crianças em um mesmo ambiente favorecem a contaminação. A vacina é de extrema importância, já que não existe tratamento para a pólio, apenas a prevenção.
Vale ressaltar que o Brasil não registra casos da doença desde 1989 e já recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.
Fonte: Ministério da Saúde