A fumaça emitida pelos escapamentos dos carros pode trazer vários prejuízos aos seres humanos quando inalada. O que muitos não sabem é que essa fumaça, quando emitida por motores a diesel, é um agente causador do câncer, segundo um estudo desenvolvido por especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Baseada em pesquisas com trabalhadores de risco como mineiros, caminhoneiros e funcionários ferroviários, a descoberta da OMS concluiu que a fumaça de escapamento de motores a diesel é responsável não apenas por casos de câncer de pulmão, mas também de tumores na bexiga. Porém, o estudo concluiu que todos devem estar atentos a esse risco e não só os grupos mais suscetíveis.
Antes classificada como "provavelmente" cancerígena pela Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC), que faz parte da OMS, agora a fumaça teve a sua classificação alterada para "definitivamente" cancerígena, aumentando em até 40% as chances de risco de desenvolvimento do câncer de pulmão em indivíduos que trabalham em indústrias de risco devido à exposição.
De acordo com o médico e líder das pesquisas, Christopher Portier, a conclusão do grupo de trabalho a respeito dos riscos da fumaça foi unânime. Além disso, o pesquisador ainda ressaltou que a exposição às partículas do diesel e mistura de produtos químicos deve ser reduzida mundialmente.
Para que isso seja possível, um dos esforços que estão em curso pelas montadoras de veículos é a produção de motores de combustão mais eficientes, além do desenvolvimento de combustíveis que utilizem menos enxofre em suas composições.
Fonte: BBC Brasil