Começa no próximo sábado (16) e vai até o dia 6 de julho, em todo o país, a Campanha Nacional contra a Poliomielite ou Paralisia Infantil. Segundo informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, serão distribuídos pouco mais de 26 milhões de doses para garantir uma ampla cobertura vacinal das crianças brasileiras.

Em 2011, a Campanha Nacional contra a Pólio vacinou quase 14 milhões de crianças, o que representou 98,21% do público-alvo. Neste ano, a expectativa do Ministério é de que 95% dos menores com até cinco anos de idade sejam vacinados com a imunização do "Zé Gotinha", administrada por via oral.

Vale ressaltar que, há mais de 22 anos, nenhum caso de paralisia infantil é registrado no país (o último foi em 1989), o que reforça a necessidade de manter a vacinação sempre em dia. Em 1994, devido ao trabalho no combate à poliomielite, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença.

Para imunizar a criança, os pais ou responsáveis devem recorrer ao posto de vacinação mais próximo portando a carteira de vacinação, pois, caso alguma outra imunização esteja atrasada, ela será administrada prontamente pelos agentes de saúde.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave que, na maioria das vezes, não é letal. No entanto, caso haja a contaminação por vírus, podem ocorrer sérias lesões que comprometem o sistema nervoso, causando paralisia principalmente nos membros inferiores.

 

 

Fonte: Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Publicidade