O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (24) a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que terminaria amanhã (25). Agora, todos aqueles que ainda não se vacinaram poderão procurar um posto de atendimento até o dia 1º de junho, nova data para o encerramento.
Na última parcial dos resultados da campanha, 15,8 milhões de pessoas foram imunizadas até então, o que representa um total de 52,46% do público-alvo, formado por idosos acima de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas, gestantes e trabalhadores da saúde. No entanto, a meta de 80% ainda está distante de ser atingida.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a prorrogação da campanha pode contribuir para que a meta seja atingida. "Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus", ressalta.
Além de prevenir contra a gripe, a vacina gratuita distribuída pelo Ministério reduz a mortalidade e internações em hospitais, além de gastos com medicamentos. Vale também ressaltar que a vacina não faz com que a pessoa contraia gripe nem provoca efeitos nocivos, sendo contraindicada apenas para quem tem alergia a ovo, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
Fonte: Ministério da Saúde