A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada no último dia 5 de maio, termina nesta sexta-feira (25). Segundo dados do Ministério da Saúde, a meta da campanha é vacinar 80% do público-alvo, que compreende idosos acima de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos de idade, trabalhadores da área da saúde, gestantes e indígenas.

Até a última segunda-feira (21), foram vacinados pouco mais de 13 milhões de pessoas, o que representa 44,87% das pessoas priorizadas pela campanha. "O prazo está acabando e o inverno chegando. Então, as pessoas precisam se proteger contra o vírus da gripe", ressalta Carla Domingues, coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Além de contribuir para a prevenção e diminuição dos casos de gripe, a vacina proporciona redução nos gastos com medicamentos e internações hospitalares decorrentes de complicações. Vale ainda ressaltar que a imunização protege contra os principais vírus que circularam no Hemisfério Sul no ano passado, entre eles o influenza A (H1N1).

Se você faz parte do grupo prioritário e ainda não se vacinou, procure o posto de atendimento mais próximo do seu domicílio e faça a sua parte na reta final da campanha. Segundo Domingues, a detecção dos anticorpos se dá, geralmente, de duas a três semanas após a imunização e não apresenta nenhum tipo de restrição.

 

 

Fonte: Ministério da Saúde

 

Publicidade