Você costuma trocar a noite pelo dia ou conhece alguém que faz isso? Segundo um estudo da Universidade de Munique, na Alemanha, a falta de sincronia entre o relógio biológico e a correria da rotina diária pode estar por trás de sintomas ligados a problemas do sono, obesidade e outros maus hábitos como o tabagismo e o alcoolismo.

De acordo com o pesquisador Till Roenneberg, o relógio interno do ser humano é regulado pela luz do dia e pela escuridão, que fornecem ao corpo o tempo ideal para dormir e acordar. "Na sociedade moderna, nós escutamos esses relógios cada vez menos devido à discrepância crescente entre o que o relógio do corpo nos diz e o que o chefe nos diz", explica.

Conhecida como "jet lag social", em referência aos sintomas causados por viagens com diferentes fusos horários, essa síndrome condicionada à falta de sincronia de rotinas pode causar ainda irritabilidade, insônia e fadiga.

Para amenizar os problemas causados pela síndrome, o estudo alemão, que teve dados publicados no jornal britânico Daily Mail, recomenda passar um tempo maior ao ar livre ou sentar em locais próximos a janelas. Assim, é possível enfrentar o cansaço e diminuir a dificuldade para adormecer durante a noite.

Por fim, Roenneberg ainda ressaltou a importância de se ter uma boa noite de sono. "Ter uma boa noite de sono e dormir o suficiente não é desperdício de tempo, mas garantia de melhor desempenho no trabalho", sugere.



Fonte: Terra

Publicidade