Em resolução publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão dos lotes do medicamento Desobesi-M, utilizado para o emagrecimento. De acordo com informações da agência, o remédio, que teve o seu registro cancelado em 2011, vinha sendo vendido de forma clandestina no mercado negro.

Segundo nota publicada em seu site oficial, a Aché esclarece que deixou de fabricar o medicamento ainda em julho de 2011, três meses antes da determinação da Anvisa em proibir a venda do medicamento por meio da Resolução RDC 52/2011.

O Desobesi-M, que tem em sua composição a substância femproporex, pode causar reações colaterais quando consumido em excesso, como vertigem, arritmia, ansiedade, irritabilidade, entre outras.

Além do femproporex, a Resolução RDC 52/2011 proíbe a venda de remédios emagrecedores anorexígenos com outras substâncias como a anfepramona e o mazindol. A única exceção fica por conta da sibutramina, que ainda pode ser fabricada, manipulada, importada e exportada.

 

 

Fonte: Aché

Publicidade