Você sabia que a falta de exposição ao sol pode causar miopia? Isso é o que sugere um estudo da Universidade Nacional Australiana, publicado na revista médica The Lancet na última sexta-feira (4). Segundo a publicação, a troca de ambientes ao ar livre por locais fechados explicaria a causa de nove entre dez jovens a deixar a escola, em grandes cidades da Ásia, serem míopes.

Para o pesquisador Ian Morgan, da universidade desenvolvedora do estudo, a exposição aos raios solares estimula a produção da dopamina, que evita o crescimento alongado do olho. Consequentemente, a substância impede a distorção do foco de luz que entra no globo ocular e que causa a miopia.

Para chegar à conclusão, a pesquisa levou em conta números de países como Cingapura, Austrália e Grã-Bretanha. No primeiro deles, onde nove entre dez adultos são míopes, constatou-se que os estudantes passam apenas meia hora por dia ao ar livre. Enquanto isso na Austrália, onde as crianças passam cerca de 3 horas ao ar livre, a prevalência da miopia é de apenas 10%.

De acordo com os cientistas da pesquisa, os estudantes do leste da Ásia basicamente vão de casa para a escola, onde quase não têm contato com o ambiente externo. Nos tempos livres, elas apenas estudam e assistem televisão, o que prejudica o contato com a exposição ao sol.

Apesar de existir uma relação da miopia com os estudos, as pesquisas procuram não vincular um diretamente com o outro. "Desde que façam atividades ao ar livre, não parece importar o quanto estudam", explica Morgan.

 

 

Fonte: UOL, com informações da Agência France-Presse

Publicidade