Você se preocupa com o seu quadro de hipertensão arterial? De acordo com levantamento do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (InCor), feito com 949 pacientes da instituição, somente 13,5% dos pacientes diagnosticados hipertensos seguem a dieta recomendada para o controle do problema.

Desenvolvida com base em exames de urina, a pesquisa do InCor verificou abuso na quantidade de sal ingerida, além de uma diferença entre aquilo que os pacientes afirmavam consumir e o que de fato faziam.

Segundo Luiz Bortolotto, diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do hospital, esses indivíduos devem consumir apenas 5 gramas de sal por dia, reduzindo não apenas as quantidades ingeridas nas refeições, mas também aquelas que são consumidas em alimentos industrializados. Ainda de acordo com ele, o paciente deve "usar menos sal no preparo da comida e, se possível, raramente ou nenhum alimento processado".

Considerada uma doença silenciosa, a hipertensão arterial aumenta o risco de derrame cerebral, uma das principais causas de morte no Brasil, além de outras doenças como infarto do miocárdio e insuficiência renal, o que exige cuidado constante do paciente, segundo Bortolotto. "Para isso é fundamental que, primeiro, os hipertensos conheçam sua condição e, segundo, mantenham-se em tratamento para o resto de sua vida", alerta.

Para saber mais sobre a hipertensão arterial no dia nacional de prevenção e combate à doença, confira a entrevista concedida ao Idmed pelo médico cardiologista Dr. Marcelo Sampaio:

Hipertensão arterial: uma doença silenciosa e perigosa

 

Fonte: Agência Brasil

 

Publicidade