Campanha irá começar no dia 5 de maio

 

O Ministério da Saúde anunciou ontem que a 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa no dia 5 de maio, em 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), e o objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações por consequência das infecções por esses vírus. No ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de mortalidade por influenza H1N1 teve queda de 64,1%.

O público-alvo são os idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade, profissionais da saúde e indígenas.

Crianças que já tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose este ano. Já os que se vacinarão pela primeira vez devem receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

No dia 5 de maio acontece também o Dia D de mobilização nacional, com postos de saúde funcionando das 8h às 17h. Durante o restante da campanha, que vai até o dia 25 de maio, é necessário se informar no posto de atendimento da sua cidade o horário da vacinação.

A vacina é contraindicada para alérgicos à proteína do ovo, já que essa substância é usada na fabricação da vacina, ou para quem já teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é importante a avaliação médica antes da vacinação.

 

 

Fonte: Ministério da Saúde 

Publicidade