Os novos critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização de próteses de silicone podem provocar um desabastecimento nacional de implantes. Quem manifestou receio em relação ao assunto foram alguns dos representantes de associações médicas, que participaram de audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família, realizada na quinta-feira (19), para discutir a situação de usuárias brasileiras com implantes das marcas Pip, da França, e Rofil, da Holanda.

De acordo com as novas resoluções da Anvisa, só estará permitida a comercialização de próteses que sejam certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) com base em critérios como composição do material e resistência. A medida foi adotada como resposta a problemas encontrados nos modelos das marcas Rofil e Pip, que apresentaram ruptura do material após o implante, ocasionando vazamentos e problemas posteriores à saúde.

Segundo o secretário-geral da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCD), Denis Calazans, a norma da Anvisa é inviável a curto prazo, apesar de não ser contrário à resolução. "O desabastecimento deve se agravar e os prejudicados são a classe médica e a população", justifica.

Quem também defendeu um maior cuidado da Anvisa em relação ao assunto foi o deputado Eleuses Paiva, do PSD de São Paulo. De acordo com ele, a população não pode ficar desassistida em relação aos implantes. "O que pedimos ao presidente da Anvisa é que tenha bom-senso, a fim de que a norma não inviabilize o desejo das mulheres de colocarem próteses", explica.

 

Preocupação com a qualidade

Por meio do seu presidente, Dirceu Barbano, a Anvisa defendeu as medidas e acredita que haverá problema de abastecimento se os fabricantes não investirem na qualidade ou não contratarem laboratórios credenciados para a certificação. "Se houver diminuição da disponibilidade, vamos ficar felizes porque serão menos produtos de má qualidade no mercado", afirma.

 

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Publicidade