A população brasileira com excesso de peso está crescendo. Segundo levantamento da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, 49% dos brasileiros estão acima do peso, dos quais 15,8% são obesos. Em 2006, a proporção era de 42,7% e 11,4% respectivamente.

Os dados da pesquisa, divulgada anualmente pelo Ministério, foram coletados nas 26 capitais e no Distrito Federal, contabilizando um total de 54 mil pessoas em 2011. Entre os principais critérios, foram analisados hábitos como alimentação, tabagismo, atividades físicas e consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

De acordo com os resultados do estudo, o nível de escolaridade interfere positivamente nos hábitos alimentares, enquanto o consumo de refrigerantes, carne e leite integral, rico em gorduras, oferece fator de risco para o desenvolvimento do excesso de peso e da obesidade. "Os brasileiros têm trocado a água pelo refrigerante, o que prejudica demais a saúde", explica Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde.

 

Tabagismo em queda

Se por um lado a população com excesso de peso cresceu, por outro o número de fumantes caiu para 15%, principalmente entre os homens. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a queda se deve às políticas atuais implantadas. "Pela primeira vez estamos abaixo da média em relação ao tabagismo. Isso é retrato das políticas que vêm sendo exercidas. Precisamos intensificar a tendência de queda do tabagismo entre mulheres e jovens. O reforço da fiscalização contra a pirataria no cigarro também contribui para que os números do tabagismo diminuam mais", explicou.

A pesquisa feita pela Vigitel revelou ainda queda no sedentarismo do brasileiro, que passou a praticar mais exercícios físicos. Segundo o levantamento, Florianópolis é a capital nacional da atividade física no tempo livre, com 41% da população. Já as capitais da região Norte e Nordeste foram as que apresentaram os menores índices de excesso de peso e obesidade.

 

 

Fonte: Ministério da Saúde

Publicidade