Um recente estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que pessoas que consomem chocolate com frequência costumam ter um menor índice de massa corporal (IMC - calcule o seu clicando aqui) em relação a pessoas que não consomem.
Segundo a pesquisa, desenvolvida pela médica Beatrice Golomp e sua equipe, o consumo do chocolate, de maneira moderada, pode trazer mudanças metabólicas benéficas para a pressão arterial, sensibilidade à insulina e níveis de colesterol. Particularmente nos chocolates mais puros, esse efeito pode ser ainda maior, reduzindo a deposição de gordura por caloria e compensando as calorias a mais da ingestão.
Para alcançar os referidos resultados, a equipe de pesquisadores analisou as respostas de 1.018 pacientes, de ambos os sexos, e sem problemas cardiovasculares prévios, além de diabetes e altos níveis de colesterol. Dentre os dados coletados, as questões buscavam informações relativas a hábitos alimentares, consumo semanal de chocolate e medição do IMC.
Apesar das associações positivas entre consumo de chocolate e atividade metabólica favorável, os pesquisadores frisam que são necessários estudos mais aprofundados acerca do assunto para que existam conclusões mais claras, já que o estudo não elimina a possibilidade de que alguns chocolates aumentem o índice de massa corporal.
Fonte: Terra