A eliminação de criadouros e focos de transmissão é o único meio de combater o mosquito da dengue. No entanto, nos próximos meses, esse panorama pode mudar com uma vacina, que será testada em humanos em julho deste ano a fim de prevenir a doença, segundo informações da Secretaria de Saúde de São Paulo.
Para dar início aos testes, cerca de 300 voluntários serão recrutados a partir de abril pelo Instituto Butantã, responsável pelos testes com humanos. De acordo com a Secretaria de Saúde paulista, a estimativa é de que a vacina proteja contra quatro diferentes variações do vírus da doença e esteja pronta em até três anos.
A pessoa que quiser se voluntariar para os testes deve ter entre 18 e 50 anos de idade e será acompanhada por um período de até cinco anos após a vacinação. Porém, segundo informações da Secretaria, os resultados de segurança e de imunogenicidade já poderão ser obtidos logo no primeiro ano de análises.
Queda no número de casos
Um balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde, com base em boletim produzido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), aponta que o número de casos de dengue em São Paulo caiu 93% em 2012 em comparação com o mesmo tempo decorrido no ano passado. Em relação ao número de mortes, quando comparado a 2010, a queda é ainda maior (um obtido até então em 2012 contra 140 em 2010).