As doenças cardiovasculares deixaram de ser preocupação apenas para os homens. Segundo dados recentes da Organização Nacional da Saúde (ONS), esse tipo de problema tem levado 8,5 milhões de mulheres ao óbito em todo o mundo, o que representa quase um terço da população do sexo feminino. Já as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de morte, principalmente em mulheres acima dos 40 anos.
De acordo com a literatura, o aumento do Índice de Massa Corporal (calcule o seu IMC clicando aqui) e da Circunferência Abdominal (CA) está entre os principais fatores de risco cardiovascular, como hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemia. No caso das mulheres acima do peso e com medida abdominal acima de 88 cm, a chance de risco é ainda maior, o que consequentemente provoca um aumento da morbidade e mortalidade.
Para combater os problemas de obesidade e garantir um coração saudável, recomenda-se às mulheres a prática regular de exercícios físicos, além de uma dieta equilibrada que contribua na manutenção do peso ideal.