Um estudo realizado pela Universidade de Copenhagen sugere que um hormônio intestinal que supre o apetite leva à perda de peso benéfica e reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol. A pesquisa foi publicada no British Medical Journal.
De acordo com a publicação, o hormônio GLP-1 é secretado pelo intestino quando comemos. Recentemente, a GLP-1 terapia foi introduzida como um novo tratamento para pacientes com diabetes tipo 2 por conta de sua capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue. É considerada uma alternativa interessante no tratamento da obesidade pois diminui a ingestão alimentar e o apetite.
Os pesquisadores descobriram que pacientes que receberam doses clinicamente relevantes da substância por pelo menos 20 semanas alcançaram uma maior perda de peso em comparação ao grupo de controle. O resultado foi observado em pacientes com e sem diabetes tipo 2.
Apesar dos resultados satisfatórios, efeitos colaterais foram notados, como náuseas, vômitos e diarreia. No entanto, isso não foi suficiente para que os pacientes abandonassem os testes – o que sugere que a satisfação do paciente com o tratamento é alta.
Fonte: British Medical Journal