No dia 22 de novembro será lançado em São Paulo o Programa Doadores de Sabedoria. A iniciativa abre a pessoas que vivenciaram ou se encontram em situações limite em função de doenças graves como o câncer a oportunidade de compartilhar suas vivências e aprendizados. O objetivo é valorizar a importância da vida plena, da atenção ao próximo, e do autocuidado com a saúde física, mental e espiritual.

A iniciativa, idealizada por Luiz Fernando Brandão, da consultoria in futuro, e viabilizado por Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia, e por Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa, reunirá depoimentos, que serão contados por meio do programa 'Conte sua História', do Museu da Pessoa (espaço expositivo e estúdio aberto para que toda e qualquer pessoa possa gravar sua história ou indicar alguém) e ficarão disponíveis no site do programa (www.doadoresdesabedoria.com.br), do Instituto Oncoguia, da in Futuro e na página do Museu.

"Receber o diagnóstico do câncer não é fácil pra ninguém, mas acontece a todo o momento e com qualquer pessoa", afirma a psico-oncologista Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia. "Essa situação limite gera reflexões profundas sobre a vida e torna-se uma fonte preciosa de sabedoria, que merece ser compartilhada", completa.

"Nossa intenção com o Doadores de Sabedoria é ouvir pacientes, familiares, amigos que passaram por esta situação, eternizar seus aprendizados e dividir com milhares de pessoas, pela Internet, redes sociais e no próprio espaço do Museu", acrescenta a diretora do Museu da Pessoa, Karen Worcman. "Buscamos um mundo mais justo e democrático, baseado na história de pessoas de todos os segmentos da sociedade", completa Worcman.

"Hoje o câncer não é uma sentença de morte. É uma doença que pode ser curada", conta Ivani Rossi, paciente curada de um linfoma, em sua 'doação' ao Doadores de Sabedoria. Os depoimentos também serão divulgados nas mídias sociais, Twitter e Facebook, além de sites e blogs, por meio de 'pílulas de sabedoria', trechos das declarações que serão disseminadas na Internet para provocar o envio de novas histórias e para mobilizar os internautas a favor da causa e de uma vida melhor.

A oportunidade de registrar suas vivências, além de dar um sentido maior à intensa experiência individual é o que define Luiz Fernando Brandão, da consultoria in Futuro. "O Doadores de Sabedoria vai beneficiar muitas pessoas e estimular os cuidados com a saúde física, mental e espiritual", afirma.

 

Publicidade