A bactéria Listeria monocytogenes infectou melões e tem causado intoxicação alimentar em norte-americanos. A informação é do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Até o momento foram registradas 13 mortes e 72 infecções.
A empresa Jensen Farms, no estado do Colorado realizou um recall de melões no dia 14 de setembro. As frutas são alvo do primeiro surto que causa uma doença conhecida como listeriosis. Segundo as autoridades dos Estados Unidos, o produto chegou a ser distribuído em 17 estados, mas não foi exportado para outros países. Quem consumir o alimento infectado pode ficar doente até dois meses depois, sendo que a bactéria pode resistir a temperaturas baixas e por semanas.
Acredita-se que o número de infectados aumente nas próximas semanas. O grupo de risco é formado por idosos, grávidas (a bactéria pode causar o aborto involuntário), recém-nascidos e pessoas com sistema imunológico debilitado. A infecção causa febre e dor muscular. O CDC recomenda que, em caso de suspeita de consumo desse melão infectado, a pessoa procure um médico imediatamente.
Estados atingidos
Segundo informações do CDC, 18 estados foram atingidos pelo surto. Dentre eles, 13 mortes foram relatadas: duas no Colorado, uma no Kansas, uma em Maryland, uma no Missouri, uma em Nebraska, quatro no Novo México, uma em Oklahoma e duas no Texas.