A 8ª Semana do Peixe, que tem como lema “Inclua pescado na sua alimentação. É gostoso e faz bem para a saúde”, foi lançada no último domingo, 11, em Niterói (RJ), pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. A campanha, que segue até o dia 24 de setembro, tem por objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente tendo como foco a alimentação saudável.

 

Dados

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-09, o consumo anual de peixe do brasileiro é de 9 kg. A meta da campanha é aumentar o consumo para 12 kg de pescado por habitante/ano, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A pesquisa também revela baixa aquisição domiciliar de pescados – observa-se que houve um consumo médio de peixe de 4,03 kg per capita por ano, em nível nacional, mas com grande variação por regiões: 17,54 kg no Norte, 4,96 kg no Nordeste, 2,06 kg no Sudeste, 1,60 kg no Sul e 1,62 kg no Centro-Oeste.
A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, disse que a pesquisa mostra baixa prevalência de consumo de peixes e que o percentual de indivíduos que reportaram a ingestão de pescado, pelo menos uma vez na semana, foi de 6,4%. Também foi verificado que somente 10,8% dos brasileiros declaram o consumo fora do domicílio.

Os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do organismo. O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda o consumo de peixe fresco pelo menos duas vezes por semana. Patrícia Jaime ressalta que a população precisa adquirir hábitos mais saudáveis, evitando o excesso de gorduras e sal nos alimentos e preparações, além de que precisamos estimular as pessoas a se alimentarem melhor, pois o peixe traz inúmeros benefícios para a saúde, mas, para abastecer o mercado e torná-lo acessível para todos, é necessário ordenar e fomentar a aquicultura, visando o aumento da produção e oferta de alimentos.


Dicas aos consumidores na hora da compra

A campanha tem também como objetivo prestar informações aos consumidores sobre quais itens observar na hora da compra. O peixe fresco, por exemplo, deve possuir pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes e salientes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as guelras devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade; odor característico e não repugnante.

A conservação será outro ponto em destaque para os consumidores. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça. Nunca congelar espécies diferentes num mesmo recipiente. Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo. Os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.


Com informações do Ministério da Saúde.

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