O domingo de clássicos do futebol acabou chamando atenção para um problema de saúde: o derrame ou AVC, acidente vascular cerebral. O técnico do Vasco, Ricardo Gomes, sofreu um AVC na beira do campo, durante o jogo Flamengo e Vasco. O neurologista do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Rogério Naylor, explica que o problema ocorre, principalmente, por causa de uma rápida elevação da pressão arterial. Ele fala sobre os sintomas.
"De um modo geral a coisa cai como um raio do céu subitamente e o paciente vomita quando ocorre o sangramento devido a um aumento de pressão intracraniana tem uma dor de cabeça muito intensa quando rompe o vaso e mais vezes do que não há uma perda de consciência. Haverá uma fraqueza completa do lado contrário do sangramento, por exemplo, se sangrou do lado esquerdo, fraqueza do lado direito do corpo."
O especialista alerta que a única forma de evitar um AVC é cuidando bem da própria saúde com boa alimentação e atividade física.
"Devem controlar a pressão arterial e tratá-la mesmo que não esteja sentindo nada, abandonar o vício do cigarro, adoção de medidas saudáveis de vida, em termos de dieta. Fazendo isso, é o necessário para evitar o acidente vascular encefálico que é muito mais facilmente prevenido do que tratado."
O especialista alerta que em uma situação de AVC, qualquer minuto pode fazer a diferença para conservar o cérebro da vítima. Por isso, a primeira coisa a ser feita é telefonar para o SAMU 192 e pedir atendimento.
Reportagem: Vanessa Silvestre do Portal da Saúde/SUS do Ministério da Saúde.