Os médicos da empresa britânica de biotecnologia Futura Medical desenvolveram um produto que pretende aliar quem tem dificuldade em manter ereção com o sexo seguro. É uma nova camisinha, que já vem com um estimulante contra o problema. A empresa espera comercializar o novo produto dentro de um ano.
A nova camisinha tem como ingrediente ativo um produto químico vasodilatador, que também é usado para combater a angina (dor intensa e latejante no peito, que ocorre quando o coração não recebe sangue o suficiente), transformado em gel. A grande dificuldade dos pesquisadores foi manter este gel dentro do preservativo, para que ele tocasse somente o pênis do usuário durante a relação. “O desafio é manter o líquido vasodilatador estável dentro da camisinha sem que cause prejuízo à estrutura do produto, já que algumas substâncias podem degradar o látex rapidamente”, afirma James Barder, represente da empresa que ‘inventou’ o novo produto.
Os pesquisadores, porém, garantem que o preservativo com estimulantes não substituirá os tratamentos convencionais para disfunções eréteis. Para Barder, a camisinha servirá para aqueles homens que têm problemas em manter a ereção após a colocação do preservativo, proporcionando prazer e proteção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
O produto está em processo de aprovação na Europa Continental e no Reino Unido, e a expectativa é que comece a ser comercializado lá fora dentro de um ano. Um ano também é o prazo esperado pela empresa para que o produto seja aprovado também nos Estados Unidos. Mas, para que isso ocorra, são necessários mais estudos clínicos. Os primeiros testes mostraram que o produto proporciona ereções mais fortes e duradoras quando comparados às camisinhas convencionais.