Tem muita gente que adora aproveitar ao máximo os cinco dias de carnaval. Correr atrás do trio elétrico, sambar e pular a noite inteira. Mas nem todo mundo lembra de preparar o corpo para folia. Para não estragar a festa com dores e lesões é preciso tomar alguns cuidados simples. O ortopedista do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Leonardo Rocha, explica que os foliões devem manter uma rotina de exercícios leves antes, durante e depois do carnaval. Ele ressalta que os sedentários precisam se apressar para curtir sem problemas.
"Quem não tem o hábito de fazer com regularidade atividade física, iniciar assim de súbito uma atividade física, visando um preparo pro carnaval, já está atrasado. Então o que seria prudente? Que haja um trabalho regular de três vezes pelo menos na semana com uma hora de empenho. Dando uma ênfase maior para parte aeróbica, para o condicionamento aeróbico, visando uma resistência maior do músculo e também o alongamento com preparo prévio tanto da parte dos tendões, dos ligamentos, das articulações como um todo."
Leonardo Rocha destaca que a escolha do calçado também é fundamental para evitar quedas O ideal é usar tênis e sandálias baixas. Ele lembra ainda que é preciso manter uma alimentação saudável e hidratar bastante o corpo.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110185