O INCA – Instituto Nacional do Câncer – deu início nessa semanaa uma consulta pública sobre as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero. A iniciativa do Instituto em parceria com o Ministério da Saúde pretende aperfeiçoar a investigação da doença. A consulta vai resultar em orientações padronizadas aos profissionais de saúde para o tratamento da doença, como explica a coordenadora da Divisão de Atenção Oncológica do INCA, Ana Ramalho.

"Uma diretriz traz um benefício porque você tenta sintetizar ali a melhor prática clínica: a fundamentada cientificamente para abordagem daquela mulher com o grau da lesão que ela possa ter. É você tentar padronizar, a partir da melhor evidência científica, a melhor prática clínica. A consulta pública, nesse sentido, é uma oportunidade aos profissionais e especialistas que não participaram dos grupos revisores da literatura de contribuírem dentro do texto científico."

AConsulta Pública está aberta a contribuições durante os próximos 30 dias na página do INCA na internet pelo endereço www.inca.gov.br/consultapublica.

 

 

Reportagem de Maressa Ribeiro - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110176

Publicidade