Você que tem osteoporose e já sofreu alguma fratura por causa disso sabia que é possível evitar novos problemas? Com acompanhamento correto de profissionais de saúde, pacientes com a doença têm menos chances fraturar a mesma a região. De acordo com o ortopedista Bernardo Stolnicki, do Hospital Fdederal de Ipanema, no Rio e Janeiro, uma pessoa que já tenha quebrado uma vértebra, por exemplo, possivelmente terá outra lesão no mesmo lugar em um ano. No Hospital Federal de Ipanema os pacientes com osteoporose ganharam mais uma forma de atenção com o PrevRefrat, Programa de Prevenção de Refraturas. De acordo com Bernardo Stolnicki, o programa oferece tratamento e acompanhamento completo aos pacientes com osteoporose tratados nos hospital.

"A gente faz um exame físico, uma análise completa relacionada a fatores de risco para osteoporose, a fatores de risco para fraturas. Feito isso a gente faz o exame, que é a dessintomeria óssea, um exame padrão para detectar a massa óssea do paciente. A gente tem aconselhamento nutricional, pacientes que tiverem problemas de equilíbrio, por exemplo, que são mais propensos a quedas, esses pacientes podem ser encaminhados para reabilitação na fisioterapia e pacientes que precisarem de medicação, o hospital fornece."

Bernardo Stolnicki afirma que o tratamento contra novas fraturas varia de acordo com a situação de cada paciente. Por isso, ele orienta as pessoas com osteoporose a irem ao ortopedista para receberem o diagnóstico e iniciarem o tratamento adequado.

 

 

 

Reportagem de Juliana Costa, com a colaboração de João Borges.

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110179

Publicidade