Os remédios emagrecedores podem estar com dias contados no Brasil. A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - realiza nesta quarta-feira uma audiência pública sobre o cancelamento do registro de medicamentos que contenham sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos. As duas substâncias inibem o apetite, fazendo com que seus usuários comam menos. No entanto, para a Agência, os produtos com estes elementos podem causar sérios danos à saúde. É o que explica a chefe do núcleo de monitoramento e avaliação em vigilância sanitária da Anvisa, Maria Eugênia Cury.
"Eles são medicamentos que pelo o seu próprio mecanismo de ação podem apresentar efeitos cardíacos como enfarte, problemas cardiovasculares como o aumento da pressão arterial, problemas relacionados com o aparecimento de hipertensão pulmonar e alguns problemas psíquicos, levando inclusive pacientes a desenvolverem uma espécie de psicose."
Maria Eugênia Cury destaca que nos estudos feitos pela Anvisa, também foi comprovado a baixa eficiência desses inibidores de apetite. A audiência pública para discutir a proposta de retirada dos produtos à base de sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos do mercado será nesta quarta-feira, de nove da manhã à uma da tarde, no auditório da Anvisa, em Brasília. O evento é aberto à participação de qualquer pessoa.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110169