Um jato de spray aqui, um pouco de purpurina ali e pronto! As colombinas, odaliscas, passistas e piratas tomam vida, na maior festa popular brasileira. Mas para curtir os quatro dias de carnaval é preciso ter alguns cuidados com a pele. Produtos como sprays, tintas, purpurinas e colas podem provocar desde reações alérgicas leves até queimaduras. A dermatologista do Hospital Federal de Ipanema, Márcia Senra, alerta que os casos mais comuns são as alergias aos corantes.

"A pele é um órgão de contato, então várias pessoas podem ter qualquer tipo de alergia até por nunca terem usado um determinado produto, apresentar a reação pela primeira vez. Ou, pessoas que estão usando pela segunda vez, pois na primeira não fez reação e podem apresentar nas exposições subseqüentes. Então tudo que tiver tinta, corante, pode provocar uma placa vermelha que começa a coçar."

A dermatologista também observa que a exposição prolongada ao sol pode trazer lesões que o folião nem imagina. Segundo ela, é preciso fazer um teste antes de usar qualquer produto.

"Aplicar em menores áreas. Não em uma área corporal muito grande e antes de aplicar. Escolher a região anterior do ante-braço, fazer um teste nessa área. Deixar, se possível, de um dia para o outro para ter certeza que não vai ter nenhuma reação"

Márcia Senra destaca a importância do uso do filtro solar durante todos os dias de carnaval, além de beber bastante água.

 

 

Reportagem de Maressa Ribeiro - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110157

Publicidade