É no ritmo deste samba que o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, chama os moradores do Rio de Janeiro para doar sangue neste carnaval. Com o lema "Tá na hora de doar", o Bloco da Solidariedade vai desfilar pelas ruas da cidade para reforçar os estoques de sangue. A campanha, que conta com os padrinhos Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo, será realizada entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, antes do período do carnaval. Segundo a chefe do Serviço de Hemoterapia do Inca, Iara Motta, a idéia é garantir o suprimento de sangue para que os pacientes também tenham um carnaval feliz.
"Antes do período do carnava,l para que a gente possa garantir o atendimento dos pacientes em um período que há uma sempre queda acentuada no número de doações de sangue. E os pacientes precisam da transfusão para continuar o tratamento tanto de quimioterapia, de cirurgias, dos transplantes e nós precisamos garantir que nesse período eles recebam o tratamento ideal. Então, a gente convoca as pessoas para que participem e saiam nesse bloco e doem."
Iara Motta explica que os interessados devem comparecer ao banco de sangue do INCA, na Praça Cruz Vermelha, número 23, com documento oficial com foto. A doação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã às duas e meia da tarde, ou no sábado, das oito da manhã ao meio dia. Para doar, basta estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos.
Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde
Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110158